O Estádio Municipal José Chiappin, o Estádio dos Pássaros, a casa do Laranja Mecânica e do Arapongas, clubes que disputam a Segunda e Terceira Divisão do Campeonato Paranaense, respectivamente, completa 42 anos nessa quinta-feira.
A praça esportiva foi inaugurada no dia 7 de novembro de 1982, com o amistoso entre Londrina e Grêmio Maringá. Na época, o Arapongas Esporte Clube estava licenciado junto a Federação Paranaense de Futebol (FPF). No clássico regional, o “Tubarão” venceu o “Galo” pelo placar de 3 a 0, com gols do atacante Nivaldo, do zagueiro Márcio Alcântara e do meia Osmar Volpato.
O Londrina ganhou o amistoso com Neneca (Everton); Zé Carlos, Zequinha (Marcos), Márcio Alcântara (Roberto) e Zé Antônio; Batata, Osmar Volpato e Osmarzinho; Zé Dias (Ferreira), Nivaldo e Carlos Henrique (Zé Roberto).
O Grêmio Maringá atuou com Rubens; Paulinho, Edivaldo, Demir e Joel; Carlinhos, Ademir (Danilo) e Neguinho (Zé Amaro); Roldão (Pelego), Bugrão e Da Costa (Cidinho).
O estádio foi construído na gestão do prefeito Antônio Grassano Júnior e homenageia José Luis Chiappin, que foi vereador no município em três gestões: de 1947 a 1951, de 1951 a 1955 e de 1955 a 1959. Nessa última foi o presidente da Câmara Municipal.
A capacidade total do estádio é de 10.440 torcedores, mas atualmente 6.240 estão liberados pela Polícia Militar.
Foto: Ricardo Pavezi – Arapongas Futebol.