Classificado na primeira posição geral da terceira divisão deste ano, o Arapongas Esporte Clube saberá, em poucos dias, seu chaveamento para a sequência da competição.
Faltando ainda a partida frente a Portuguesa Londrinense neste domingo (13) no Estádio dos Pássaros, o que de fato importará – além da recuperação da derrota frente ao REC na última rodada – são os jogos de todos os grupos, pois todos estão em aberto para vagas à próxima fase e consequentemente, todo o chaveamento será completado.
Caso a primeira fase já tivesse terminado, o Arapongas EC teria pela frente o Iraty SC, que no momento é o segundo melhor terceiro colocado, ou seja, o 8° no geral. A única vantagem que o Arapongas EC possui por terminar em 1° no geral é jogar em casa o segundo jogo das fases subsequentes e nada mais. Hipoteticamente, caso passasse pelo Iraty SC, o clube enfrentaria o vencedor de Verê FC x Oeste Brasil.
Vale lembrar que independentemente dos pontos, os dois melhores de cada grupo avançam de fase e os dois melhores terceiros colocados dos grupos que serão decididos por critérios de APROVEITAMENTO e não pontos, uma vez que o grupo “C” tem uma equipe a menos e consequentemente, jogos (e pontos) a menos. Logo, dentre os terceiros colocados dos grupos, o melhor seria o Toledo com aproveitamento de 60%. O Iraty teria 52% e o Sport de Campo Mourão estaria fora da próxima fase por ter aproveitamento de 41%.
A segunda fase entra o sistema de playoffs, ou “mata-mata” em linguagem popular, em sistema olímpico. De um lado teremos o 1° x 8° que enfrentará o 4° x 5° nas semifinais. Do outro lado, o 2° jogará contra o 7° e o 3° contra o 6° mais bem colocado na classificação geral.
Resta aguardar o que a rodada trará e os caminhos que o Arapongas EC terá que passar para chegar a segunda divisão, e assim chegar junto de PSTC (Alvorada do Sul), Galo Maringá, Patriotas FC (Curitiba), Paranavaí, Laranja Mecânica Arapongas, Nacional (Campo Mourão), Iguaçu (União da Vitória) e Foz do Iguaçu a partir do próximo ano.