Depois de imbróglio entre Peñarol, Conmebol e Botafogo que se arrastou esta semana, a entidade sul-americana decidiu aceitar a mudança do local da partida de volta da semifinal da Libertadores para o Estádio Centenário, em Montevidéu, com presença das duas torcidas e garantia de segurança dada pelo governo uruguaio. A informação foi publicada primeiramente pelo O Globo, e confirmada pelo Lance!. A partida acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 21h30m (de Brasília).
Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (29), o diretor da Polícia Nacional do Uruguai, José Manuel Azambuja, confirmou a alteração do local, em decisão conjunta com o Ministério do Interior. Originalmente, o jogo estava marcado para o Estádio Campeón del Siglo, do Peñarol, com capacidade para 40 mil torcedores. O ministério havia comunicado à Associação Uruguaia de Futebol que não permitiria a presença de cerca de 1.600 torcedores do Botafogo por risco de não conseguir dar a segurança necessária. O órgão governamental alegou que, com a mudança para o Centenário, um estádio maior, consegue garantir a segurança dos torcedores alvinegros.
“Se for disputado no Centenário, o Ministério do Interior dá as garantias para jogá-lo. Nós e o Peñarol oferecemos esta possível solução de jogar no Centenário.” – disse Azambuja, na coletiva.
O Estádio Centenário é o maior do Uruguai. Tem capacidade para cerca de 65.000 espectadores, 25 mil a mais que o estádio do Peñarol, o Campeón del Siglo. Além disso, a localização do estádio, próxima do Centro de Montevidéu, torna mais fácil o planejamento de segurança, e permite melhor deslocamento das torcidas. São esperados cerca de 1.600 torcedores brasileiros para a partida.
Por Lance!
Foto: Daniel RAMALHO / AFP